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RevistAleph: aprendendo e publicando conhecimentos instituintes
Rejany dos Santos Dominick, Léa da Cruz, Dagmar Mello e Silva, Walcéa Barreto Alves, Ana Caroline R. Souza, Lorena D. Rosa, Fernanda A. Nepomuceno

Última alteração: 2017-05-09

Resumo


A RevistAleph existe há 14 anos, fato que lhe confere credibilidade e aceitação no espaço acadêmico, posto que vem mantendo sua periodicidade. Congrega pesquisadores de diferentes universidades e constitui-se como um espaço no qual se alocam publicações nas diversas áreas de pesquisa que envolvem ensino e extensão. O projeto da revista eletrônica nasceu como parte dos trabalhos do ALEPH (Programa de Pesquisa, Aprendizagem-Ensinagem e Extensão em Formação dos Profissionais da Educação), mas hoje se constitui como um recurso acadêmico que abriga a produção de diferentes professores e pesquisadores que mantêm, entre si, a lógica e a racionalidade do não dogmatismo, a multiplicidade de olhares e a valorização da potencialidade dos sujeitos e das instituições educacionais. As ações focadas nos movimentos que fazem da educação um processo que deseja experienciar outra escola e outra sociedade gerou a possibilidade de construir uma estética editorial que preserva as contribuições científicas nas áreas de Educação, Ensino e Cultura, mas mantém o respeito aos saberes da experiência. Nos primeiros anos tínhamos um formato de site e estávamos hospedados na UFF, em 2014 migramos para o Open Journal Sistem. Buscamos a socialização e valorização dos movimentos que ultrapassam o instituído, em uma visão que vislumbra ser possível uma educação que aconteça por meio de movimentos que possibilitam espaços/tempos abertos ao pensar divergente. Para dar corpo à filosofia e ao objetivo da publicação, a metodologia de trabalho é coletiva, envolvendo ações colaborativas, em conexão com os processos e política previstos pelo sistema aberto de publicação científica. Há uma grande contribuição à formação intelectual de todos os envolvidos no processo de editoração e procuramos estar em permanente conexão, para que os conceitos de cidadania e democratização da informação e dos conhecimentos sejam tratados sob os princípios éticos do respeito à alteridade.



DOI: 10.18225/SISPUBISISPUB.18


Palavras-chave


Experiências Instituintes, Educação, Formação de professores

Referências


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