A preservação a longo prazo da informação científica, tecnológica e cultural é um item importante no tratamento e organização de bases de dados, periódicos, repositórios e bibliotecas digitais, as quais subsidiam a produtividade científica, estruturando dados sobre áreas de conhecimento, pesquisadores, instituições no contexto do país e no mundo.
Os sistemas de preservação digital historicamente têm atuado na linha da salvaguarda do patrimônio científico e cultural, por meio do tratamento e organização de dispositivos de armazenamento e recuperação da informação. A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA, coordenada pelo Ibict adota dispositivos tecnológico que servem como instrumentos para a criação de uma rede colaborativa de serviços de preservação digital entre instituições de ensino, pesquisa, bibliotecas e arquivos.
Os sistemas de preservação digital atuando nas redes de preservação digital têm como fim último o armazenamento em repositórios confiáveis de documentos digitais relevantes para o avanço da ciência. A rede colaborativa de preservação digital distribuída CARINIANA é importante para os programas de políticas de informação em C&T e em particular, para a o desempenho eficiente da infraestrutura de dados técnico-científicos de interesse público no Brasil.
Dentro da estrutura organizacional do Ibict (2014-2018) a Rede CARINIANA que integra a Aliança Internacional LOCKSS, tem como responsabilidade a implementação e coordenação de uma rede de serviços de preservação digital para os usuários de sistemas de informação de acesso livre, promovendo e repassando suas funcionalidades às comunidades de editores e administradores de publicações eletrônicas no país.
OBJETIVO DO EVENTO
O III Seminário Internacional de Preservação Digital SINPRED junto com o V Encontro Nacional da Rede Cariniana objetivam promover o intercâmbio de informações e experiências entre os parceiros e usuários da Rede Cariniana, de modo a fortalecer a preservação digital em todas as regiões do país, difundindo o uso completo de tecnologias assim como a verificação das possibilidades de novos serviços oferecidos pela Rede.
Trata-se de um evento de capacitação profissional, com ênfase em troca de experiências e criação de relações interpessoais de trabalho.
PÚBLICO ALVO
A Rede Nacional de Serviços de Preservação Digital vem contando com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa e de editores de revistas no SEER, permitindo a definição de estratégias vinculadas ao estabelecimento da infraestrutura distribuída necessária e a capacitação dos técnicos responsáveis.
Com o desenvolvimento de metodologias de repasse do sistema LOCKSS para uso em instituições de pesquisa brasileiras o Ibict está ajudando a formar os responsáveis pelas sub redes colaborativas de preservação digital que estão sendo institucionalizadas.
Entre as ações estratégicas da rede Cariniana estão as direcionadas à cooperação internacional para a pesquisa sobre a preservação de bases de dados, portais de periódicos e repositórios de dados digitais. A rede internacional de preservação digital LOCKSS, padrão ISO (14721:2003), já foi adotada por instituições de pesquisa na Europa, Ásia e América do Norte. A participação da Rede Cariniana significa estar em consonância com outras iniciativas que vem comprovando o valor científico do sistema, como padrão internacional de preservação digital (UNESCO, Harvard University, Stanford University, M.I.T, e a Library of Congress, entre outras).
Para a IV edição do Encontro Nacional e o III Seminário Internacional estão sendo aguardados representantes de instituições parceiras e colaboradores da Rede Cariniana, assim como usuários do SEER, pesquisadores e demais interessados na preservação digital.