Comitê Organizador

Patrocinadores

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IBICT

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é um centro nacional de informações de pesquisa em ciência, tecnologia inovação. Ele está diretamente ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e sua principal missão é promover a competência, o desenvolvimento de recursos e infraestrutura de informação sobre ciência, tecnologia e inovação.

O Instituto é reconhecido nacionalmente como uma importante fonte de informações. Dentre seus principais esforços, vale mencionar a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) - um banco de dados com mais de 250.000 referências e texto completo para teses e dissertações desenvolvidas nacionalmente e internacionalmente por mestrandos e doutorandos brasileiros. Outro importante sistema desenvolvido e implementado pelo IBICT é o Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT) que dá apoio técnico às micro, pequenas e médias empresas por meio de uma Rede composta por nove instituições de pesquisa no Brasil.

Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida

No campo da informação para a produção e consumo sustentáveis, o IBICT coordena o Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (PBACV). O Instituto oferece um banco de dados que permite aos usuários acessar uma série de teses, dissertações e artigos sobre o assunto. Há também um banco de dados de inventários de ciclo de vida, em que as empresas brasileiras podem armazenar os inventários de Ciclo de Vida de seus produtos. O IBICT também promove a disseminação da filosofia do Pensamento do Ciclo de Vida e oferece, com o apoio da Associação Brasileira de Avaliação do Ciclo de Vida, um curso de formação para profissionais de ACV.

 

UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME - UNEP

Instituído em 1972, o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) é a voz para o meio ambiente dentro do sistema das Nações Unidas. Sua sede está localizada em Nairóbi – Quênia, e possui seis escritórios regionais em todo o mundo.

A missão da UNEP é prover liderança e encorajar parcerias no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos para melhorar sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras. São sete suas prioridades estratégicas: mudanças climáticas, substâncias nocivas e resíduos perigosos, eficiência de recursos, gestão de ecossistemas, governança ambiental, desastres e conflitos, e ambiente em análise.

Divisão de UNEP de Tecnologia, Indústria e Economia

Criada em 1975, três anos após a criação do UNEP, a Divisão de Tecnologia, Indústria e Economia (DTIE) fornece soluções para os decisores políticos e auxilia na mudança do ambiente de negócios, oferecendo plataformas de diálogo e cooperação, opções políticas inovadoras, projetos piloto e mecanismos criativos de mercado.

A DTIE desempenha um papel de liderança em três das seis prioridades estratégicas do UNEP: mudanças climáticas, substâncias nocivas e resíduos perigosos, e eficiência de recursos.

A DTIE trabalha com muitos parceiros (outras agências e programas das Nações Unidas, organizações internacionais, governos, organizações não governamentais, empresas, indústrias, mídia, e pessoas) para aumentar a conscientização, melhorar a transferência de conhecimentos e informações, promover a cooperação tecnológica e implementar convenções e acordos internacionais.

 

CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o 
desenvolvimento sustentável, nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. O CEBDS foi fundado em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros atento às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia, principalmente a partir da Rio 92.
Hoje reúne cerca de 70 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento de cerca de 40% do PIB e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos.
Representante no Brasil da rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes.


Desde maio de 2014 o CEBDS assumiu a coordenação da Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida.

A Rede foi criada em 2012 por nove empresas (Braskem, Danone, Embraer, GE, Grupo Boticário, Natura, Odebrecht, Oxiteno e Tetra Pak), em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e o Instituto Akatu, buscando promover a Avaliação de Ciclo de Vida no ambiente empresarial brasileiro. Seu objetivo é ser um grupo empresarial de referência para a aplicação e desenvolvimento da avaliação de ciclo de vida no Brasil. 
Atualmente, conta também com as empresas: 3M do Brasil, Raízen, Basf, Duratex, Petrobras, Vale e Votorantim Cimentos.

 

Acesse abaixo o site das instituições participantes do evento: