Portal de Eventos do IBICT, Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação 2019

Tamanho da fonte: 
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL E COMUNICAÇÃO NO PIBID PEDAGOGIA
Desiré Luciane Dominschek, LIGIA LOBO ASSIS

Última alteração: 2019-07-26

Resumo


HTTP://DX.DOI.ORG/10.18225/SISPUB.2019.2

Este artigo relata a experiência da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelos bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). O grupo foi composto por licenciandos do Curso de Pedagogia de uma Instituição de ensino Superior privada, localizadas em Curitiba – Pr, durante o ano de 2014. Contribuíram para a utilização do AVA como recurso tecnológico na organização das atividades do grupo e como um dos meios principais de comunicação entre os envolvidos o fato de que os licenciandos pertencem a unidades acadêmicas diferentes, estudam em variados horários e quase todos possuem atividades profi ssionais concomitantes à graduação e à participação no PIBID, além da existência de uma cultura institucional que já incentiva a exploração do AVA e outros recursos tecnológicos, tanto para os cursos da educação à distância quanto do ensino presencial. Portanto, em diversos graus, todos os envolvidos já possuíam alguma familiaridade com a plataforma utilizada e esta, por sua vez, atendia as necessidades de organização e comunicação do grupo. Desta experiência, depreende-se que o apoio oferecido pelo uso deste tipo de plataforma virtual pode facilitar signifi cativamente atividades de organização, comunicação e compartilhamento.


Palavras-chave


Ambiente virtual de aprendizagem, formação docente, pibid.

Texto completo: PDF