Portal de Eventos do IBICT, Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação 2017

Tamanho da fonte: 
REPOSITÓRIO DIGITAL DO PROJETO NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DA AMAZÔNIA: UMA IMPLANTAÇÃO EM PROCESSO
Rosiane Pereira Lima

Última alteração: 2017-05-09

Resumo


Este trabalho aborda uma experiência em processo acerca da implantação do repositório digital no Projeto Nova Cartografia social da Amazônia- PNCSA, partindo de várias reuniões em que foram apontadas as necessidades de se constituir um acervo digital. Com o objetivo de demonstrar a importância deste processo e fazer uma reflexão crítica de todos os pontos que foram discutidos até o início da implantação do repositório de dados e quais pontos foram encontrados no caminho dessa construção, assim como discutir as inserções deste trabalho, que estão intrinsecamente ligados a forma como este conhecimento pode ser manuseado, tanto pelo público que consome as informações produzidas pelo projeto, assim como um público amplo e difuso. Para tanto buscou-se uma abordagem no estudo de caso que pudesse assim apontar diversos pontos de uma forma profunda mesmo que em breves páginas, esse processo tem muito a ser refletido e discutido ainda mais quando se fala no âmbito de projetos que buscam trabalhar com povos e comunidades tradicionais e já vem fazendo uma divulgação e trabalhos de preservação de forma física e com o auxílio de ferramentas digitais pleiteia esse novo passo no rumo da divulgação cientifica. Essa reflexão se faz importante para que seja possível obter um novo olhar acerca deste processo que ainda se encontra em andamento e por consequência trilhar novos rumos a esta construção, abrindo um leque de novas oportunidades.

 

DOI: 10.18225/SISPUBISISPUB.49


Palavras-chave


Repositório Digital; DSpace; Divulgação científica; Povos tradic

Referências


BACHELARD, Gaston. A formação do espirito cientifico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de janeiro: Contraponto, 1996.

 

SAYÃO,  Luis (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. 365 p.

Nova Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: http://novacartografiasocial.com/. Acesso em: 01 abr. 2017.


Texto completo: Artigo