Portal de Eventos do IBICT, Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação 2017

Tamanho da fonte: 
Implementação do Sistema Access to Memory (AtoM) no arquivo da Secretaria Nacional de Juventude
Kadidja Valéria Reginaldo OLIVEIRA, Ana Carla NASCIMENTO, Milton SHINTAKU, Lucas Rodrigues COSTA, Priscila Paiva CASTRO, Lucas Ângelo SILVEIRA

Última alteração: 2017-05-09

Resumo


Órgãos públicos como a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) requerem esforços para recuperação da informação em suas documentações, tendo em vista a necessidade de atender critérios no atendimento às recomendações governamentais do acesso à informação e aos dados abertos. Nesse contexto, a ferramenta livre AToM (Access To Memory) para Descrição arquivística e acesso à informação torna-se uma opção viável para o atendimento a essas necessidades. Entretanto, requer estudos e competências técnicas e tecnológicas para a sua implementação, de forma a atender a todos os requisitos. Nesse sentido, a SNJ e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) firmaram acordo para implantação e integração de sistemas de informação e Descrição arquivística que atendesse a secretaria as demandas de pesquisa e acesso aos documentos do Arquivo. Como um dos resultados, tem-se um sistema AtoM instalado e operacional, que permite acesso à informação vista a organização dessas informações em conjuntos documentais, fruto de análise da documentação existente. Com isso, coloca-se o arquivo especializado na temática Juventude da SNJ como fonte de informações à sociedade.



DOI:10.18225/SISPUBISISPUB.43


Palavras-chave


Access to Memory - AtoM, Descrição arquivística, Arquivo, Secretaria Nacional de Juventude

Referências


Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232p.; 30cm. – Publicações Técnicas; nº 51

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Gormley, Clinton, and Zachry Tong. Elasticsearch: The Definitive Guide. “O’Reilly Media, Inc.”, 2015.

LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8159.htm>.

Manual dos Dados Abertos: Governo - W3C Brasil. Disponível em: <http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/Manual_Dados_Abertos_WEB.pdf>

NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

O SENTIDO DOS ARQUIVOS. Heloísa Liberalli Bellotto (Conferência pronunciada no I Ciclo de Palestras da Diretoria de Arquivos Institucionais – DIARQ. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 7 de abril de 2014) BELLOTO. Disponível em: <https://www.ufmg.br/diarq/anexos/wfd_14012774465385cc06bbb48--fala_bellotto.pdf>. Acesso em 12/04/2017.

ROCHA, Cláudia Lacombe. Repositórios para a preservação de documentos arquivísticos digitais. Acervo, v. 28, n. 2, p. 180-191, 2015.

VAN GARDEREN, Peter. Archivematica: using micro-services and open-source software to deliver a comprehensive digital curation solution.


Texto completo: Artigo  |  Apresentação