Portal de Eventos do IBICT, Encontro de Usuários de Sistemas de Publicação 2017

Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE APLICABILIDADE DO IDENTIFICADOR DE OBJETO DIGITAL (DOI) NA COLEÇÃO DOS PERIÓDICOS DO PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS DA UNICAMP: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gildenir Carolino Santos

Última alteração: 2017-05-09

Resumo


O Digital Object Identifier (DOI) é um identificador que possibilita serviços de caráter complementar e que os metadados deste permite referenciar planos de identificação que utilizam deste identificador. A resolução de um nome DOI pode incluir a resolução para os valores associados, tais como a localização (URL), um endereço de e-mail, outro nome DOI e metadados descritivos. Com essa preocupação, o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC), vinculado ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), manifestou, junto à Coordenação Geral da Universidade (CGU), o pedido de afiliação à CrossRef / PILA (Publisher International Linking Association) por meio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), visando a aquisição do DOI para ser atribuído aos periódicos credenciados no PPEC. A ferramenta que permite o processo de atribuição do DOI no Portal é Open Journal System (OJS), que já possui integrado ao sistema, um plug-in que habilita a integração ao DOI pela CrossRef, tanto para o fascículo quanto para os artigos dos periódicos. Existem duas formas de realizar a validação do DOI: gerando um arquivo na linguagem XML e enviando pela CrossRef, ou, selecionando os artigos e os registrando dentro do próprio sistema OJS. Obtivemos de imediato, junto a CGU, a liberação para atribuição de 17.000 DOI´s em toda coleção de periódicos credenciados no portal da UNICAMP, do período de 2000 a 2016, o que garantiria não somente a persistência de recuperação dos registros (artigos). Concluímos, assim, que esse trabalho planejado, organizado e de total relevância para a Universidade aumentará cada vez mais o impacto na busca por seus periódicos, evidenciando, dessa forma, o quanto uma publicação qualificada e estruturada é capaz de promover a visibilidade e a aceitação junto à comunidade científica. Os editores desempenham um papel importante no apoio à validação dos metadados dos artigos de suas publicações junto ao Portal, garantindo a qualidade da pesquisa.



DOI: 10.18225/SISPUBISISPUB.39


Palavras-chave


Identificador persistente; Identificador de objeto digital; DOI; Sistema de informação; Periódicos eletrônicos

Referências


BRITO, Ronnie Fagundes de et al. Guia do usuário do Digital Object Identifier.
Brasília : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2015.62 p. ISBN: 978-85-7013-113-3. Disponível em: <http://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Guia_usuario_DOI-online3.pdf>.  Acesso em: 15 abr. 2017.

INTERNATIONAL DOI FOUNDATION. DOI: The DOI system: ISO 26324. Jan . 2017. Disponível em: <https://www.doi.org/>.  Acesso em: 15 abr. 2017.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 26324:2012: Information and documentation — Digital object identifier system. 2012. Disponível em: <https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:26324:ed-1:v1:en>. Acesso em: 15 abr. 2017.

SANTOS, Gildenir Carolino. Sustentabilidade e visibilidade da produção científica: a construção do portal de periódicos eletrônicos científicos da UNICAMP. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19.; 2016, Manaus.  Anais do... Manaus: UFAM, 2016. ISSN: 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3283>. Acesso em: 15 abr. 2017.


Texto completo: Artigo  |  Apresentação