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O uso de mídias sociais como marketing digital por revistas científicas eletrônicas da área de Ciências Sociais Aplicadas
Ana Karisse Valença Silva Azevedo, Dimitria Silva Vasconcelos dos Santos, Janyelle Mayara Bento, Julie Christie Bertolino Café dos Santos Ferr Carlos, Ronaldo Ferreira de Araújo, Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade

Última alteração: 2017-05-09

Resumo


A pesquisa tem como objetivo verificar o uso de mídias sociais por revistas científicas brasileiras da área de Ciências Sociais Aplicadas. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, exploratória e descritiva, ancorada em abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. O universo da pesquisa é composto pelas primeiras 20 revistas classificadas no Qualis 2014 com avaliações variáveis entre A1, A2 e B1, com publicação no formato eletrônico e em língua vernácula. A amostra qualitativa é composta por 5 destas 20 revistas, as quais fazem marketing digital por meio de algum tipo de mídia social (Facebook, Twitter e/ou YouTube) e que possuem índice h5 variando entre 22 e 6. Os dados da pesquisa revelam a pouca utilização das mídias sociais, mesmo as mais populares, como Facebook e Twitter. A frequência de postagens é relativamente baixa e o tipo de publicação pouco variado. As revistas enfrentam desafios quanto à visibilidade que atingem e ao engajamento que geram nessas ambientes. Portanto, concluímos que é possível observar o uso tímido desses espaços, não aproveitando assim todo potencial oferecido pelas mídias.

 

DOI: 10.18225/SISPUBISISPUB.26


Palavras-chave


Marketing digital; Revistas científicas; Mídias sociais.

Referências


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