Última alteração: 2017-05-09
Resumo
As editoras universitárias ao longo das décadas desempenham um papel fundamental no processo de produção e divulgação da produção científica. Com o desenvolvimento das tecnologias, sobretudo, da Internet novas formas de produção e divulgação foram surgindo, apresentando assim um novo desafio para as editoras, a produção de livros no formato digital. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo mapear as editoras universitárias brasileiras públicas que estão atuando com os livros digitais. A metodologia da pesquisa é de natureza descritiva com uma abordagem quali-quantitativa. A coleta dos dados se deu através da análise documental das páginas Web das editoras e a análise dos dados se deu sob análise descritiva por variáveis. Os resultados da pesquisa evidenciam que mesmo que lentamente as editoras universitárias vêm se inserindo no contexto do mercado digital, destaca-se que no universo das editoras universitárias públicas filiadas a Associação Brasileira das Editoras Universitárias 56% publicam livros em formato digital. Contudo, poucas utilizam plataformas digitais para auxiliar no processo editorial, tal qual ocorre como os periódicos científicos. Acredita-se que a utilização de plataformas como a Open Monograph Press que possibilita o gerenciamento, fluxo da produção e divulgação científica, tende a auxiliar as editoras a se inserirem no universo de produção dos livros digitais.
DOI: 10.18225/SISPUBISISPUB.17